sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que é liturgia? Por que celebrar? O que celebrar? Quem celebra? Quando celebrar? Onde celebrar?

Estudar liturgia é preparar-se para celebrar a maior festa da vida cristã. Para compreendê-la melhor, precisamos responder algumas perguntas fundamentais: - O que é liturgia? - Por que celebrar? - O que celebrar? - Quem celebra? - Como celebrar? - Quando celebrar? - Onde celebrar?
O que é Liturgia?: segundo o Concílio Vaticano II, compreende-se "a ação sagrada, através da
qual, com um rito, na igreja e mediante a igreja, é exercida e continuada a obra sacerdotal de Cristo, isto é, a santificação dos homens e a glorificação de Deus".
Por que celebrar? : para comemorar, isto é, atualizar na memória algo em comunhão com alguém. Na religião a celebração ocupa um espaço privilegiado. Em se tratando da religião cristã, "a celebração consiste na memória do acontecimento fundante do Povo de Deus, isto é, a morte e ressurreição do Senhor, que perpetua na História a salvação que Cristo veio trazer a todos" (Doc. CNBB - 43 Nº. 39).
O que celebrar?: Em toda e qualquer celebração o centro é a VIDA. Referindo-se à celebração
litúrgica o que se celebra é a "vida de Deus no meio do povo" em vista de comemorar o mistério da salvação.
Quem celebra?: O Catecismo da Igreja Católica responde esta indagação afirmando que "é toda a comunidade, o corpo de Cristo unido à sua Cabeça, que celebra" (CIC 1140). Jesus Cristo é o único sacerdote, o celebrante principal. Nós somos convocados pelo Espírito Santo para celebrar com Jesus e com os demais membros da comunidade. Celebrar é participar como sujeito e não como mero assistente.
Como celebrar?: Indubitavelmente, a celebração litúrgica expressa seu significado mais profundo através de uma variedade de sinais, símbolos, gestos e ações. . Sendo o homem um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual, exprime e percebe as realidades espirituais através de sinais e de símbolos materiais.
Quando celebrar?: todo ato celebrativo tem o seu quando, o seu dia. "O quando é festa. Há celebração quando há festa". A festa situa-se num determinado tempo. Em se tratando da festa
cristã sua celebração acontece em datas que se faz memória de acontecimentos que Deus realizou em favor de seu povo.
Onde celebrar?: O verdadeiro espaço para a celebração é constituído pela assembléia mesma que "prevalece sobre a realidade local físico-geográfica, arquitetônica". Independentemente do local, seja ele, uma igreja, uma residência, um salão, debaixo de uma árvore ou à margem de um lago, o essencial é a presença real das pessoas, da comunidade reunida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário