sábado, 9 de maio de 2009

5º DOMINGO DA PÁSCOA


Anim. Irmãos e irmãs, neste domingo em que a imagem da vinha, cujo tronco é Jesus e nós, os ramos, nos apela para permanecermos em Cristo, viemos celebrar a Eucaristia, que é a forma privilegiada de nos mantermos no Senhor. Assim, acolhamos o amor do Pai, que é doado ao Filho, e do Filho, a nós, que somos seus discípulos-missionários. Rezemos pela peregrinação da Região Episcopal Ipiranga à Catedral da Se, no próximo domingo.

1. ABERTURA (HL 2 p.175) (CD X Fx1)
O Senhor ressurgiu, ale­luia, aleluia! É o Cordei­ro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo, Senhor, ele vive e venceu, ale­luia!
1. O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou; vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!
2. O Cristo remiu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão; no Espírito Santo, unida esteja a família de Deus, que é a Igreja!
3. O Cristo, nossa Páscoa, se imolou, seu sangue da morte nos livrou; incólumes o mar atraves­sa­mos, e à Terra Prometida cami­nha­mos!

2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
(Silêncio)
P. Senhor, que sois o eterno sacerdote da nova Aliança, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, que nos edificais como pedras vivas no templo santo de Deus, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, que nos tornais concidadãos dos santos no reino dos céus, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.

4. HINO DE LOUVOR (CO 915)
1. Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados, a vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.
Glória a Deus lá nos céus, e paz aos seus. Amém!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!
3. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, vós de Deus Cordeiro santo, nossas culpas perdoai!
4. Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
5. Vós somente, sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito divino de Deus Pai no esplendor! Amém.

5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por N.S.J.C.
T. Amém.
Anim. Para produzir frutos, o discípulo deve permanecer em Jesus como um ramo no tronco da videira. Da mesma forma, deve unir-se aos outros discípulos, que constituem a Igreja, como fez São Paulo, o grande missionário dos povos.
6. PRIMEIRA LEITURA (At 9,26-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias,
26Saulo chegou a Jerusalém
e procurava juntar-se aos discípulos.
Mas todos tinham medo dele,
pois não acreditavam que ele fosse discípulo.
27Então Barnabé tomou Saulo consigo,
levou-o aos apóstolos
e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho,
como o Senhor lhe havia falado
e como Saulo havia pregado,
em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco.
28Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém
e pregava com firmeza em nome do Senhor.
29Falava também e discutia com os judeus de língua grega,
mas eles procuravam matá-lo.
30Quando ficaram sabendo disso,
os irmãos levaram Saulo para Cesaréia,
e dali o mandaram para Tarso.
31A Igreja, porém, vivia em paz
em toda a Judéia, Galiléia e Samaria.
Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor
e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL Sl 21(22)
(HL 2 p, 76 CD X fx8)
Sois meu louvor em meio à grande assembléia. * Anunciarei a todos vosso nome!
1. Sois meu louvor em meio à grande assembléia; * cumpro meus votos ante aqueles que vos temem. * Vossos pobres vão comer e saciar-se, * e os que procuram o Senhor o louvarão; * “seus corações tenham a vida para sempre!”
2. Lembrem-se disso os confins de toda a terra, * para que voltem ao Senhor e se convertam * e se prostrem, adorando, diante dele * todos os povos e as famílias das nações. * Somente a ele adorarão os poderosos * e os que voltam para o pó, o louvarão.
3. Para ele há de viver a minha alma, * toda a minha descendência há de servi-lo; * às futuras gerações anunciará * o poder e a justiça do Senhor; * ao povo novo que há de vir, ele dirá: * “Eis a obra que o Senhor realizou!”

8. SEGUNDA LEITURA (1Jo 3,18-24)
Leitura da Primeira Carta de São João
18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca,
mas com ações e de verdade!
19Aí está o critério para saber que somos da verdade
e para sossegar diante dele o nosso coração,
20pois, se o nosso coração nos acusa,
Deus é maior que o nosso coração
e conhece todas as coisas.
21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa,
temos confiança diante de Deus.
22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele,
porque guardamos os seus mandamentos
e fazemos o que é do seu agrado.
23Este é o seu mandamento:
que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo,
e nos amemos uns aos outros,
de acordo com o mandamento que ele nos deu.
24Quem guarda os seus mandamentos
permanece com Deus e Deus permanece com ele.
Que ele permanece conosco,
sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
- Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(CD X fx 3)
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; * quem em mim permanece, esse dá muito fruto.

10. EVANGELHO (Jo 15,1-8)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
1“Eu sou a videira verdadeira
e meu Pai é o agricultor.
2Todo ramo que em mim não dá fruto
ele o corta;
e todo ramo que dá fruto,
ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
3Vós já estais limpos
por causa da palavra que eu vos falei.
4Permanecei em mim
e eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós não podereis dar fruto,
se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira
e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele,
esse produz muito fruto;
porque sem mim nada podeis fazer.
6Quem não permanecer em mim,
será lançado fora como um ramo e secará.
Tais ramos são recolhidos,
lançados no fogo e queimados.
7Se permanecerdes em mim
e minhas palavras permanecerem em vós,
pedi o que quiserdes
e vos será dado.
8Nisto meu Pai é glorificado:
que deis muito fruto
e vos torneis meus discípulos”.
– Palavra da salvação.
T. Glória a vós, Senhor.

11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso,
T. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. elevemos nossas preces ao Pai, que cuida de nós, que somos os ramos da sua vinha, a fim de que possamos produzir bons frutos para a salvação do mundo.
T. Ajudai-nos, ó Pai, a permanecermos em Cristo.
1. Fortalecei a Santa Igreja, a nova videira do Pai, para que em Cristo dê frutos para o Reino.
2. Socorrei os ramos da vinha do Senhor que estão se perdendo por se afastarem de Cristo.
3. Purificai os nossos corações de todo o pecado, para que sejamos ramos frutíferos da vinha, que é Cristo.
4. Iluminai a Região Episcopal Ipiranga, que realizará a peregrinação à Catedral da Sé, no próximo domingo.
5. Ajudai-nos no compromisso de discípulos-missionários de Jesus Cristo.
6. Fazei-nos mais empenhados com a causa dos que mais sofrem.
(Preces da comunidade)
P. Tudo isso nós vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(CD X Fx12)
Cristo ressuscitou, * o sertão se abriu em flor, * da pedra água saiu, * era noite e o sol surgiu, * Glória ao Senhor!
1. Vocês que tristes estão, * que gemem sob a dor, * na dor de sua paixão, * Deus se irmanou.
2. Vocês que pobres são, * que temem o opressor, * por sua ressurreição, * Deus nos livrou.

14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs...
T. Receba o Senhor ...
P. Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.

15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
(Pref. Páscoa IV MR, p. 424)

P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor,nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, mas sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Vencendo a corrupção do pecado, realizou uma nova criação. E, destruindo a morte, garantiu-nos a vida em plenitude. Unidos à multidão dos anjos e dos santos, transbordando de alegria pascal, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
T. Santo, Santo, Santo...
Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T. Santificai e reuni o vosso povo!
CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e V o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
T. A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
CP ou CC. Por Cristo, ...
T. Amém.
16. PAI NOSSO
P. Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
T. Pai nosso...
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus...
P. Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu; se alguém come deste Pão, viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

17. CANTO DE COMUNHÃO (CD X fx 13)
Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor. * Vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
1. Para dar muito fruto: permanecei no meu amor. * Para dar amor puro: permanecei no meu amor. * Como ramos ao tronco: permanecei em mim!
2. Para amar sem medidas: permanecei no meu amor. * Para dar vossas vidas: permanecei no meu amor. * Para ser meus amigos: permanecei em mim!
3. Para ver o caminho: permanecei no meu amor. * Para ver a verdade: permanecei no meu amor. * Para ter sempre vida: permanecei em mim!
4. Para ser sal da terra: permanecei no meu amor. * Para ser luz do mundo: permanecei no meu amor. * Para ser testemunhas: permanecei em mim!
5. Se vos dobra a tristeza: permanecei no meu amor. * Se amargo é o pranto: permanecei no meu amor. * Se inquieta a tentação: permanecei em mim!
6. Quando a noite é longa: permanecei no meu amor. * Quando não há estrelas: permanecei no meu amor. * Se a morte vos chega: permanecei em mim!
7. Quando a estrada é difícil: permanecei no meu amor. * Quando o passo é impossível: permanecei no meu amor. * Quando treme a esperança: permanecei em mim!
8. Sem cansar ou desanimar: permanecei no meu amor. * Sem amarras a segurar: permanecei no meu amor. * Sem temor, sempre a cantar: permanecei em mim!

18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.

19. ORAÇÃO ao Nosso Patrono
T. Ó São Paulo, /Patrono de nossa Arquidiocese, /discípulo e missionário de Jesus Cristo:/ ensina-nos a acolher a Palavra de Deus / e abre nossos olhos à verdade do Evangelho./ Conduze-nos ao encontro com Jesus, / contagia-nos com a fé que te animou/ e infunde em nós coragem e ardor missionário, / para testemunharmos a todos / que Deus habita esta Cidade imensa /e tem amor pelo seu povo! /Intercede por nós e pela Igreja de São Paulo, / ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém

20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA MR p. 523

21. CANTO FINAL (HL2 p, 130 - VC 185 CO 275)
Cristo venceu, aleluia. Ressuscitou, aleluia. O Pai lhe deu glória e poder, eis nosso canto aleluia.
1.Este é o dia em que o amor venceu. Brilhante luz iluminou as trevas. Nós fomos salvos para sempre.
2.Suave aurora veio anunciando que nova era foi inaugurada. Nós fomos salvos para sempre.
3. No coração de todo homem nasce a esperança de um novo tempo. Nós fomos salvos para sempre.

Músicas: Hinário Litúrgico 2; CD Liturgia X - Paulus; Cantos e Orações
LEITURAS DA SEMANA: de 11 a 17 de maio de 2009

l2ª- At 14, 5-18; Sl 113b (115), 1-2. 3-4. 15-16 (R/. 1); Jo 14, 21-26
l3ª- At 14, 19-28; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21 (R/. cf. 12a); Jo 14, 27-31a
l4ª- At 15, 1-6; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a.4b-5 (R/. cf. 1); Jo 15, 1-8 Ou prs. da memória: Is 61, 9-11Sl 44(45), 11-12. 14-15. 16-17 (R/. 11a)Lc 11, 27-28
l5ª- At 1,15-17.20-26; Sl 112(113), 12.3-4.5-6.7-8 (R/. cf. 8); Jo 15,9-17
l6ª- At 15, 22-31; Sl 56 (57), 8-9. 10-12 (R/. 10a); Jo 15, 12-17
lSáb- At 16, 1-10; Sl 99 (100), 2. 3. 5 (R/. 2a); Jo 15, 18-21
l6º DOM. DA PÁSCOA.At 10,25-26.34-35.44-48; Sl 97(98),1.2-3ab.3cd e 4; 1Jo 4,7-10; Jo 15,9-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário